quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Spaghetti Tricolor com Salmão e Queijo-Creme

Ontem a minha amiga MJ enviou-me um mail para elogiar as minhas receitas. Anexo vinha um pedido de uma receita de salmão. A resolução de ano novo dela foi deixar de comer carne, por isso procura receitas diferentes desde o peixe até à comida vegetariana. No outro dia fomos almoçar juntas num restaurante vegetariano de comida oriental... muito bom mesmo! Eu nunca tinha experimentado e fiquei fã. É claro que não vou abdicar de comer carne, mas também não recuso experimentar outras coisas!
Então, hoje, deixo-vos esta receita de spaghetti tricolor com salmão e queijo-creme, para a minha amiga MJ poder impressionar... ela sabe quem! Bjos!



INGREDIENTES (2 pessoas)

2 lombos de salmão
1 cebola picada
1/2 lata de tomate em pedaços
azeite q.b.
150 g spaghetti tricolor
100 g queijo-creme com ervas finas
sal q.b.
pimenta q.b.
coentros picados

MODO DE PREPARAÇÃO

Colocar a massa a cozer em água abundante temperada de sal.
Entretanto fazer um refogado com o azeite e a cebola. Adicionar o tomate quando a cebola estiver dourada. Deixar apurar. Colocar os lombos de salmão, temperar com sal e pimenta e deixar cozinhar em lume-brando. Mexer de vez em quando com cuidado para não desfazer o salmão. Adicionar um pouco de água quente caso seja necessário para os lombos não pegarem ao fundo da panela.
Quando estiverem prontos, retirar os lombos de salmão da panela. Usar uma varinha mágica ou um esmagador de batatas para homogeneizar o molho. Adicionar mais um pouco de água a ferver e o queijo-creme com ervas finas. Mexer muito bem até estar uniforme.
Colocar a massa cozida numa travessa, os lombos de salmão partidos em pedaços por cima da massa e regar com o molho. Envolver tudo com cuidado, polvilhar com coentros picados e servir.

Bons sabores!

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Bolo Chiffon de Chocolate

A minha filha mais velha adora este bolo. Há muito tempo que fala nele, pois tem um coleguinha na escola que quando faz anos leva este bolo para cantar os parabéns. Depois de tanto insistir comigo, lá consegui falar com a tia do miúdo que é quem costuma fazer o bolo e pedir-lhe a receita. Neste fim-de-semana surgiu a oportunidade para o fazer porque foi o aniversário da minha sogra e os netos quiseram fazer-lhe uma surpresa com este bolo. Pusemos a mão na massa, colocámos os aventais lindíssimos que a nossa amiga MJ nos deu (feitos por uma outra amiga!) ... e todos juntos lá fizemos o bolo. É muito fácil de fazer por isso os miúdos podem ajudar...


INGREDIENTES

MASSA
1 pacote de chocolate em pó
1/2 chávena de óleo
2 chávenas de açúcar
2 chávenas de farinha de trigo
2 chávenas de água a ferver
1 c. chá de fermento
4 ovos

COBERTURA
1 tablete de chocolate negro
25 g de manteiga sem sal
20 cl de leite

MODO DE PREPARAÇÃO

Juntar todos os ingredientes e bater bem até obter uma massa homogénea. Untar uma forma com manteiga e polvilhar com farinha. Colocar a massa (fica líquida devido à água) na forma e levar ao forno pré-aquecido a 200ºC.
Entretanto, numa tigela coloque a barra de chocolate, a manteiga sem sal e o leite e leve a banho-maria até derreter, mexendo de vez em quando.
Quando o bolo estiver pronto (demora algum tempo porque a massa é líquida!), deixe arrefecer um pouco e depois coloque a calda de chocolate por cima. Polvilhe com pepitas de chocolate e está pronto a saborear.

Bons sabores!

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Bacalhau escondido

Um dos alimentos mais presentes na minha casa é sem dúvida o bacalhau! Eu adoro bacalhau... de todas as formas! Bacalhau com natas, bacalhau cozido com grão, bacalhau à brás, bacalhau com batata a murro, etc... As variedades são tantas que eu podia passar um mês inteiro a comer bacalhau e sem enjoar! É a versatilidade deste peixe seco... definitivamente, sempre muito presente na gastronomia portuguesa e na minha mesa! Desta vez, lembrei-me desta receita que já não fazia há tanto tempo, mas que eu adoro... lembra o bacalhau à zé do pipo, mas é uma espécie de empadão! É uma receita também muito prática e fácil. 




INGREDIENTES

bacalhau
cebola picada
azeite q.b.
maionese
puré de batata
sal q.b.
pimenta q.b.

MODO DE PREPARAÇÃO

Desfie o bacalhau cru. Pique a cebola e leve a refogar no azeite. Quando estiver dourada, junte o bacalhau e tempere com sal e pimenta. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando. Entretanto, faça um puré de batata (como opção, junte espinafres picados... irá dar um toque verde ao puré!).
Quando o bacalhau estiver cozinhado, retire do lume.
Numa travessa que possa ir ao forno, coloque uma camada de puré, uma camada de bacalhau e novamente, uma camada de puré. Finalmente, coloque uma camada de maionese e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC.

Bons sabores!

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Pescada em Papelote

Estamos em plena época carnavalesca... os miúdos estão mais tempo em casa com esta pausa lectiva! Por isso, o tempo para cozinhar fica mais limitado... há que pensar em coisas práticas, rápidas, saborosas, nutritivas e que não ocupem muito do nosso tempo. Assim, surge este prato... simples, mas muito rico e colorido! Prepara-se rapidamente e depois é só colocar no forno... e enquanto cozinha temos tempo para brincar com os pequenotes!



INGREDIENTES

4 lombos de pescada
sumo de 1 laranja
azeite q.b.
sal q.b.
pimenta q.b.
batatas
brócolos
1 laranja
2 cenouras grandes
orégãos q.b.
sementes de girassol

MODO DE PREPARAÇÃO

Comece por distribuir os lombos de pescada em folhas de papel de alumínio. Tempere com sal, pimenta, o sumo de laranja e o azeite. Embrulhe cada lombo de pescada, fechando bem. Leve ao forno durante 25 mn aproximadamente. Retire e transfira para o parto de servir. Desembrulhe e polvilhe o peixe com orégãos e as sementes de girassol . Sirva acompanhado de batatas cozidas, brócolos, cenoura e rodelas de laranja.

Bons sabores!

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Delícia de Mascarpone com Frutos Silvestres

O dia dos namorados passou... mas não passou em branco! É certo que não foi um dia extremamente romântico, mas foi tão romântico quanto possível!... Um dia de trabalho que terminou com um jantar em família... sim, um jantar em família, com os meus 3 cuquinhos... os 3 frutos do meu amor pelo meu Amor! Para acabar a noite partilhámos uma sobremesa deliciosa... Delícia de Mascarpone com Frutos Silvestres. Uma sobremesa servida bem fresca e com a cor do amor...



INGREDIENTES

250 g queijo mascarpone
200 ml natas frescas
25 g açúcar
300 g frutos silvestres congelados
3 folhas de gelatina
100g açúcar

MODO DE PREPARAÇÃO

Bater o queijo mascarpone com as natas frescas e o açúcar até obter um creme.
Entretanto, colocar os frutos silvestres e o açúcar numa panela e juntar um fio de água. Levar a lume muito baixo. Deixar cozinhar, mexendo de vez em quando, até começar a ferver. Colocar as folhas de gelatina de molho em água. Quando a calda dos frutos silvestres estiver a ferver, juntar as folhas de gelatina e mexer bem até derreterem. Deixar arrefecer bem.
Finalmente, na montagem, colocar um pouco de creme no fundo da taça e cubrir com uma camada de calda. Voltar a colocar uma camada de creme e finalmente, uma outra camada de calda com frutos. Se quiser pode enfeitar com frutos frescos. Coloque no frigorífico para gelar e sirva.

Bons sabores!

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Batatas na casca

Hoje é dia de S. Valentim. Hoje é dia de namorar. Bem... todos os dias são dias de namorar, só que às vezes esquecemo-nos... com o corre corre do dia-a-dia, as tarefas diárias, os compromissos, enfim... por isso é bom que ainda vá havendo os dias disto e daquilo para nos ir lembrando das «coisas», ainda que muitas vezes seja mais uma manobra para mexer com a economia! Mas eu acho que é melhor ignorar a faceta economicista e aproveitar o momento... afinal, é sempre bom namorar!



INGREDIENTES

4 batatas médias
leite q.b.
1 c. sopa de queijo ralado
1 gema
1 clara batida em neve
queijo brie q.b.
sal e pimenta q.b.

MODO DE PREPARAÇÃO

Levar as batatas lavadas e com casca ao forno para assar.
Quando estiverem assadas, partem-se ao meio no sentido do comprimento e, com cuidado, tira-se-lhes o miolo, deixando ficar as cascas bem direitas. Passa-se o miolo pelo passe-vite, e em seguida, junta-se o leite, sal e pimenta, o queijo ralado, as gemas e depois as claras batidas em neve. Amassa-se tudo, enchem-se as cascas com esta massa, cobre-se com uma fatia de queijo brie (ou chévre) e levam-se ao forno até estarem douradas.
Uma opção será colocar pedaços de bacon estaladiço na mistura do puré de batata antes de colocar na casca da batata.

Bons sabores!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Tortellini com Frango e Cogumelos

As receitas com natas são uma tentação para mim. E se adicionarmos cogumelos e massa fresca... então é a perdição total. Às vezes penso que tenho uma costela italiana... Sim, carbonara, lasanha, cannelonis... Desta vez, saiu um peito de frango (uma carne magra para compensar as natas) com tortellini recheados com ricota e espinafres (encontra-se em qualquer supermercado), salpicados com sementes de sésamo e salsa.



INGREDIENTES

azeite q.b.
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
400 g peito de frango aos cubos
100 g cogumelos Portobello
400 ml natas
sal e pimenta q.b.
sementes de sésamo
salsa q.b.
250 g tortellini com ricota e espinafres

MODO DE PREPARAÇÃO

Leve ao lume um tacho com água temperada de sal e assim que ferver junte o tortellini (massa fresca recheada com ricota e espinafres). Deixe cozinhar até ficar al dente.
Entretanto, numa wok (ou frigideira grande) aqueça o azeite e refogue a cebola e os dentes de alho picados. Junte os cubos de frango, tempere com sal e pimenta e deixe ganhar cor, mantendo o lume médio-baixo. Adicione os cogumelos e deixe cozinhar mexendo de vez em quando. Quando os cogumelos estiverem cozinhados adicionar as natas e deixe ferver um pouco.
Sirva a mistura do frango, cogumelos e natas sobre a massa.  Polvilhe com sementes de sésamo e salsa picada.

Bons sabores!

NOTA:
As sementes de sésamo têm grande riqueza de gorduras insaturadas, o que as torna muito benéficas para a prevenção das doenças cardiovasculares e diminuição de colesterol. São também muito ricas em vitamina E, proteínas, ferro, niacina, magnésio e ácido fólico.
Uma colher de sopa de sementes de sésamo fornece cerca de 15% das necessidades diárias de cálcio.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Happy Night

Uma tarde de sol... um calorzinho nestes dias de inverno... uma bebida refrescante! Sim... com este frio parece apetecer mais uma bebida quentinha... um chá, um café, um chocolate quente... pois, mas com este sol a lembrar uma tarde de verão, também sabe bem um cocktail refrescante. Experimentem... vão sentir o verão cada vez mais perto!




INGREDIENTES

1 cl sumo de laranja
1 cl sumo de limão
1 cl groselha
6 cl néctar de alperce

MODO DE PREPARAÇÃO

Juntar todos os ingredientes e misturar bem com gelo picado. Servir bem frio.

Bons sabores!

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Cogumelos Pleurotus marinados

O meu fascínio por cogumelos leva-me a utilizá-los frequentemente na minha cozinha. Além de serem deliciosos, possuem propriedades que nos permitem confeccionar de várias maneiras. Desta vez, comprei uns cogumelos Pleurotus no supermercado e que traziam uma receita muito simples como sugestão. Decidi pô-la em prática... e não é que ficaram tão saborosos!



INGREDIENTES

1 embalagem de cogumelos Pleurotus
1 c. sopa de sumo de limão
1 c. sopa de sumo de laranja
2 c. sopa de azeite
1 c. chá de sal
1 c. sopa de vinagre de vinho (eu usei balsâmico)

MODO DE PREPARAÇÃO

Colocar todos os ingredientes numa tigela e misturar. Passar os cogumelos pela mistura e deixá-los a marinar por 15 minutos. Aquecer uma grelha ou chapa... quando estiver bem quente colocar os cogumelos e deixá-los ganhar um tom dourado... tendo o cuidado de os virar! Depois é só servir acompanhado de uns bocconcini e uns tomates-cereja.

Bons sabores!


NOTA:
Shimeji-preto (Pleurotus ostreatus) é um cogumelo comestível do género Pleurotus, que pode ser encontrado praticamente no mundo todo, e reconhecido por possuir sabor e aroma pronunciados.
O shimeji-preto é nutritivo, rico em proteínas, contendo em relação à matéria seca 18.7% de proteínas, com onze aminoácidos. Pode ser preparado em sopas, molhos, saladas, refogados, marinados e até empanado. Pode ser preparado de modo parecido ao da carne.


terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Crumble de Maçã

Há dias em que me apetece algo doce... são pouco frequentes... mas de vez em quando a necessidade de um docinho é mais que muita! Geralmente recorro às gomas... mas desta vez não tinha nada em casa e ia demorar algum tempo para as comer se ainda as fosse fazer! Foi aí que olhei para a fruteira e vi um monte de maçãs «dispostas a serem comidas»... mas não podia ser assim... tinha que ser algo mais reconfortante! Ah pois... que tal um Crumble... rápido e delicioso (para mim, pelo menos!). Procurei nas minhas receitas... e segui a mais simples de fazer... a da Vaqueiro.





INGREDIENTES
6 maçãs 
60 g de açúcar 
2 colheres de sopa de sultanas ou corintos 
vinho do Porto ou da Madeira 
canela em pó 
150 g de farinha 
80 g de açúcar amarelo 
80 g de margarina



MODO DE PREPARAÇÃO
Ligue o forno e regule-o para os 225 °C. Descasque e corte as maçãs em pedaços pequenos. Ponha-a num recipiente que possa ir ao microondas e ao forno e junte o açúcar e as sultanas

Borrife com Vinho do Porto ou da Madeira e polvilhe com canela, a gosto. Tape e leve ao microondas entre 6 a 8 minutos, consoante a qualidade das maçãs (não se esqueça de mexer a meio do tempo) 

Enquanto as maçãs estão no microondas, misture a farinha com o açúcar (se gostar perfume também com uma pitada de canela). Junte a margarina cortada em pedaços e, com a ponta dos dedos, desfaça-a misturando-a com a farinha até obter uma areia grossa. 

Espalhe esta massa sobre as maçãs e leve ao forno até dourar a crosta. Sirva morna ou fria.



Bons sabores!

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Arroz de Tamboril Malandrinho

Arroz de Tamboril... este é um dos meus pratos de eleição. Adoro! É daquelas coisas que me apetece sempre. Quando vou a um restaurante e há arroz de tamboril, torna-se difícil escolher outra coisa! Em casa, lá está ele à mesa de vez em quando. Ainda por cima todos gostamos muito. E eu gosto dele bem malandrinho. Por vezes, adiciono uns camarões ou umas delícias do mar... mas simples é tão bom!




INGREDIENTES

tamboril
2 tomates grandes
1 cebola picada
1 dente de alho picado
arroz
coentros q.b.
sal e pimenta q.b.
azeite

MODO DE PREPARAÇÃO

Faça um refogado com o azeite, a cebola e o alho picado. Quando a cebola estiver quase transparente junte o tomate picado sem pele e sem sementes. Deixe refogar mais um pouco. Junte os cubos de tamboril, tempere com sal e pimenta, baixe o lume ao mínimo e tape. Deixe o peixe ganhar cor, mas vá mexendo de vez em quando para não pegar. Ponha água a ferver numa outra panela. Quando o peixe estiver cozido, retire-o e reserve.
Na panela onde tem o refogado, junte o arroz e envolva bem. Espere 2 minutos e junte a água a ferver para cozer o arroz. Adicione sal q.b. Vá vigiando o arroz para não deixar secar... se necessário vá juntando mais água quente.
Quando o arroz estiver quase cozido, junte novamente o peixe e rectifique os temperos. Finalmente, polvilhe com os coentros picados. Sirva de imediato!

Bons sabores!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Empadão Especial

Há dias que não sabemos muito bem aquilo que nos apetece... olhamos para a despensa e nem sabemos por onde começar! Por tudo isto, desde há algum tempo comecei por estruturar um plano semanal com potenciais pratos que poderia colocar em prática... de facto torna muito mais fácil na altura de programar as nossas vidas! Tendo em conta que nos dias que correm temos sempre tão pouco tempo para estar na cozinha... principalmente, quando temos crianças que nos solicitam constantemente... tenho que estar preparada para cozinhar, dar banhos, ajudar nos T.P.C., etc. Pois é: o segredo está na programação semanal... experimentem!


INGREDIENTES

1 kg batatas
500 g carne picada de vaca
150 g chouriço picado
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
azeite q.b.
3 colheres de sopa de polpa de tomate
sal e pimenta q.b.
noz moscada q.b.
400 ml natas
100 g queijo mozzarella ralado
2 ovos

MODO DE PREPARAÇÃO

Coza as batatas, retire a pele e reduza-as a puré. Junte 2 ovos e mexa muito bem. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Reserve.
Faça um refogado com o azeite, a cebola e o alho picado. Junte o chouriço picado e misture bem. Seguidamente, junte a carne picada, envolva e deixe ganhar cor. Vá mexendo para não colar ao fundo do tacho até a carne estar com cor uniforme. Adicione a polpa de tomate, misture e em seguida, junte metade das natas. Deixe ferver um pouco e retire do lume.
Num pequeno tacho, ferva o restante das natas com o queijo mozzarella.
Numa travessa, coloque uma camada de puré; depois uma camada de carne e por cima novamente uma camada de puré. Finalize com uma camada da mistura de natas com o queijo.
Leve ao forno por 25 mn aproximadamente ou até estar gratinado.

Bons sabores!

P.S. A receita de hoje é retirada da revista Mariana Culinária (n.º 23).

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Spaghetti de Salsichas Frescas e Mascarpone

Eu sempre gostei de folhear revistas e livros de culinária... experimentar novas receitas ou simplesmente retirar ideias para criar as minhas! Assim, sempre que vou a uma livraria gosto de passar pela área da culinária e ver as novidades. Foi assim que surgiu o livro «Cozinha para quem não tem tempo» de Mafalda Pinto Leite ... a partir dele já fiz várias receitas. Hoje deixo aqui uma delas... embora com algumas alterações, como é meu hábito!



INGREDIENTES

400 g spaguetti
azeite q.b.
400 g salsichas frescas sem pele
1 cebola picada
125 g mascarpone
sal e pimenta q.b.
1 lata de cogumelos
100 g folhas de espinafres bebés

MODO DE PREPARAÇÃO

Coza a massa e reserve a água da cozedura.
Aqueça o azeite numa wok (ou frigideira grande) em lume médio-alto. Quando estiver quente, adicione a cebola picada e logo de seguida as salsichas frescas sem pele. Com a ajuda de uma colher de pau, desfaça a salsicha. Cozinhe até as salsichas estarem douradas. Junte uma lata de cogumelos (pode optar por colocar cogumelos frescos) e os espinafres bebés (bem lavados e escorridos). Misture bem. Junte água da cozedura bem quente até cobrir. Adicione o mascarpone, misturando-o até se dissolver. Rectifique temperos. Deixe ferver um pouco e junte a massa já cozida. Envolva muito bem e sirva de imediato.

Bons sabores!